Maputo – O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, IP) intensificou, entre 1 e 6 de Dezembro, as acções de fiscalização nas províncias de Gaza e Inhambane, no âmbito da quadra festiva, com o objectivo de assegurar a conformidade dos produtos, proteger os consumidores e garantir transparência nas transacções comerciais.
Resultados da fiscalização em Gaza
Na província de Gaza, os técnicos do INNOQ analisaram 240 amostras de pão, sendo:
-
160 amostras de 130 gramas
-
80 amostras de 80 gramas
Deste universo, 80 amostras de pão de 130 gramas foram reprovadas por incumprimento do peso declarado, enquanto as restantes obtiveram aprovação.
No sector dos combustíveis, foram fiscalizadas 11 mangueiras, tendo uma mangueira de gasóleo sido interditada por fornecer combustível abaixo do erro máximo admissível. A mangueira foi posteriormente rectificada e reaberta, a pedido do responsável do posto, com acompanhamento técnico da Inagrico.
Resultados da fiscalização em Inhambane
Em Inhambane, a acção incidiu sobre:
-
448 amostras de pão de diferentes pesos, das quais 32 foram reprovadas, nos formatos de 160, 80 e 60 gramas;
-
92 mangueiras de combustível, com seis mangueiras de gasolina interditadas por não conformidade;
-
11 balanças comerciais, resultando na interdição de uma balança com capacidade de 40 quilogramas.
Adicionalmente, foram analisadas 32 amostras de batata reno, tendo todas sido reprovadas por incumprimento dos requisitos estabelecidos.
Fiscalização continua até Janeiro
O INNOQ informou que as acções de fiscalização prosseguirão no terreno até à primeira semana de Janeiro de 2026, com vista a reforçar a qualidade, a segurança dos produtos e a defesa dos direitos dos consumidores durante o período festivo.

Postar um comentário
Postar um comentário