Gaza promete reabilitar com urgência o Posto Fronteiriço da Vila Eduardo Mondlane

 

Governo provincial reconhece degradação da infra-estrutura e garante intervenções para melhorar condições de trabalho e segurança

O Governo da Província de Gaza garantiu que o Posto Fronteiriço da Vila Eduardo Mondlane, no distrito de Chicualacuala, será reabilitado com urgência, numa intervenção destinada a melhorar as condições de funcionamento, reforçar a segurança e aumentar a arrecadação de receitas naquele ponto estratégico que liga Moçambique ao Zimbabué.

Instalações actuais “não correspondem aos padrões desejados”

Segundo o Secretário de Estado da Província de Gaza, Jaime Neto, o estado actual das instalações está muito aquém do exigido para um posto fronteiriço de elevada importância económica e de circulação.

O governante, citado pela Rádio Moçambique, afirmou que a prioridade passa por solucionar os problemas estruturais que afectam o desempenho dos serviços fronteiriços e por garantir melhores condições aos trabalhadores e utentes.

“Há necessidade de solucionar os problemas que mais inquietam os serviços do posto fronteiriço e assegurar maior segurança para os utentes”, declarou Jaime Neto.

Ponto estratégico na ligação Moçambique–Zimbabué

Localizado em Chicualacuala, o posto da Vila Eduardo Mondlane é um dos principais corredores terrestres que conectam Moçambique ao Zimbabué, sendo utilizado tanto por transportadores de mercadorias como por viajantes que cruzam a fronteira entre os dois países.

A degradação da infra-estrutura tem sido apontada como um entrave ao controlo fronteiriço, à eficiência dos serviços e à dinamização da economia local.

Reabilitação deverá reforçar controlo e receitas

Com as obras de reabilitação, o Governo provincial espera melhorar o ambiente de trabalho, reforçar os mecanismos de fiscalização, reduzir constrangimentos operacionais e aumentar a capacidade de arrecadação de receitas aduaneiras, actualmente limitada devido à precariedade das instalações.

Ainda não foram anunciados valores, prazos ou o tipo de intervenções previstas, mas o Executivo provincial garante que o processo será tratado com carácter de urgência.


Postar um comentário