Zambézia – Pelo menos 13 mil clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) estão privados de energia eléctrica desde a noite de domingo (02), em várias zonas da província da Zambézia, na sequência do mau tempo que afectou a rede de média tensão. As chuvas intensas, ventos fortes e descargas atmosféricas provocaram uma anomalia no sistema, interrompendo o fornecimento de energia a milhares de famílias e instituições locais.
Segundo um comunicado de imprensa da EDM, o corte de energia afecta as localidades de Sabe e Mepinha, o povoado de Coutinho, bem como os distritos de Morrumbala e Derre, deixando residências, estabelecimentos comerciais e alguns serviços públicos sem fornecimento eléctrico. A empresa indica que o problema ocorreu após fortes descargas eléctricas e queda de postes que danificaram componentes essenciais da rede de média tensão que abastece a região.
“As nossas equipas técnicas já se encontram no terreno a trabalhar para repor o fornecimento o mais rapidamente possível. Todos os esforços estão a ser feitos para minimizar o impacto sobre os consumidores”, lê-se na nota divulgada pela EDM.
A empresa refere ainda que a complexidade dos danos e as difíceis condições climatéricas têm tornado o processo de reparação mais demorado do que o previsto, uma vez que muitas das zonas afectadas são de difícil acesso, sobretudo devido ao mau estado das vias agravado pelas chuvas torrenciais.
Apesar disso, a EDM assegura que foram mobilizadas equipas adicionais a partir de outras delegações regionais, com o objectivo de acelerar os trabalhos e garantir que o sistema seja plenamente restabelecido nas próximas horas ou dias, dependendo das condições meteorológicas.
A província da Zambézia, uma das mais propensas a fenómenos climáticos extremos, entrou recentemente na época chuvosa, que se estende até Abril do próximo ano. A EDM alerta que episódios de interrupção no fornecimento de energia poderão repetir-se, caso persistam as chuvas intensas e os ventos fortes, factores que frequentemente causam curtos-circuitos, quedas de linhas e danos em infraestruturas eléctricas.
Nos últimos anos, a empresa tem investido em programas de reforço da rede eléctrica e manutenção preventiva, com vista a aumentar a resiliência do sistema face a desastres naturais, um desafio crescente num contexto de mudanças climáticas que agravam a frequência e intensidade de tempestades tropicais no país.
Enquanto decorrem os trabalhos de reparação, a EDM recomenda prudência aos consumidores, apelando para que evitem manipular cabos partidos ou equipamentos danificados, e que reportem qualquer anomalia às delegações locais ou através da linha de atendimento ao cliente.“Estamos conscientes do impacto que esta situação tem na vida das comunidades e garantimos que estamos a fazer tudo ao nosso alcance para restabelecer o fornecimento com segurança e estabilidade”, conclui a nota da EDM.
A situação continua a ser monitorada de perto, e as autoridades locais mantêm contacto com a empresa para acompanhar a evolução dos trabalhos e avaliar medidas de apoio às populações afectadas, sobretudo nas zonas rurais mais isoladas, onde a energia eléctrica é essencial para o funcionamento de escolas, centros de saúde e sistemas de abastecimento de água.
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