“Não dissemos que seria tudo de uma só vez. Vamos juntos auxiliar no crescimento da nossa Associação. Estes ganhos são fruto do nosso suor e das nossas lutas. Parabéns a todos os profissionais de saúde”, lê-se na nota da organização.

A medida foi comunicada pelo Ministério das Finanças, através do Ofício n.º 38/GAB-DNAdj/025.121/2025, emitido pela Direcção Nacional de Contabilidade Pública. O documento informa que já está disponível no sistema e-SNGRHE, até 11 de Julho corrente, a funcionalidade para o lançamento da efectividade referente ao mês de Junho de 2025, devendo ser observados os limites da dotação mensal disponível.


As autoridades apelam à articulação entre todos os sectores envolvidos para garantir o cumprimento do procedimento, bem como à observância das medidas de controlo previstas no artigo 5 do Decreto n.º 17/2025, de 27 de Junho.Para os meses seguintes, o lançamento da efectividade de horas extras da segunda turma passará a obedecer ao calendário normal de processamento e pagamento de salários e remunerações.

A decisão surge após meses de reivindicações da APSUSM, que pressiona o Governo para a valorização e melhores condições de trabalho dos profissionais de saúde no país.