Os Conselhos de Administração das Empresas Públicas de Comunicação Social, TV Zimbo e Média Nova responderam positivamente à carta reivindicativa apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos e deliberaram um aumento salarial na ordem dos 58%.

O Secretariado do Sindicato dos Jornalistas Angolanos apresentou, ontem, aos jornalistas, as deliberações dos encontros que manteve com os Conselhos de Administração da TPA, ANGOP, Edições Novembro, Rádio Nacional de Angola, TV Zimbo e da Média Nova.

A medida não é de todo satisfatória, pois se pretendia um aumento na ordem de 100%.

O aumento vai cair nas contas dos jornalistas a partir de Agosto, com efeitos retroactivos  de dois meses, Junho e Julho.

“Chegámos a uma fórmula que equilibra a valorização do profissional com as possibilidades financeiras das empresas. O aumento de 58% representa um passo importante, embora ainda haja outras matérias pendentes que continuaremos a negociar”, referiu  Simão José, coordenador interino do núcleo sindical da ANGOP e membro da comissão negocial.

Adiantou que o consenso alcançado com os Conselhos de Administração inclui não apenas o aumento salarial, mas também avanços significativos no domínio da progressão nas carreiras.