O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou uma cimeira EUA-África que ocorrerá entre os dias 9 a 11 de Julho em Washington.
De acordo com a Reuters, a cimeira envolve lideres de cinco países africanos, nomeadamente Gabão, Guiné-Bissau, Libéria, Mauritânia e Senegal.
Na cimeira serão abordados temas como segurança regional, investimentos em infraestrutura, acordos de comércio e combate ao terrorismo.
A iniciativa surge em meio ao aumento da presença económica e militar da China e da Rússia na África, o que tem preocupado autoridades americanas e impulsionado a retomada do diálogo directo com lideranças africanas.
No mês passado, a Casa Branca negociou um acordo de paz entre Ruanda e a República Democrática do Congo, pondo fim preliminar às hostilidades e aos grupos rebeldes apoiados por Ruanda que lutavam contra as tropas da RDC no leste do país por vários meses.
Trump espera usar o encontro como plataforma para reforçar promessas de novos investimentos privados em sectores como energia, mineração e tecnologia, além de sinalizar maior compromisso dos EUA em parcerias com países africanos.
Planos para uma cimeira mais ampla entre EUA e África também foram anunciados para Setembro, embora nada tenha sido confirmado até agora por nenhum dos lados.
Postar um comentário
Postar um comentário