O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ameaça deportar o sul-africano Elon Musk, e cortar os subsídios do Governo às suas empresas.

A escalada das tensões entre Trump e Musk seguem-se a uma sanção que o dono da Tesla, Space X e X ameaça impor contras parlamentares que votarem a favor do polémico pacote fiscal de Trump que pode elevar a dívida americana em triliões de dólares nas próximas décadas.

Questionado sobre uma possível deportação de Musk para sua terra natal, o presidente americano esquivou-se, mas não recusou a possibilidade. “Não sei. Teremos que dar uma olhada. Talvez tenhamos de que colocar o DOGE em cima do Elon. DOGE é o monstro que talvez tenha de voltar e comer o Elon. Não seria terrível?” questionou a jornalistas na Casa Branca.

Nas redes sociais, Trump insinuou que “os EUA economizariam uma fortuna” caso o DOGE analisasse os incentivos fiscais dados às empresas de Musk.

Entretanto, em outra ocasião, Trump já havia acentuado o tom das contendas com Musk.

“Ele está muito incomodado com a situação. Ele pode perder muito mais, te digo isso. Elon pode perder muito mais” disse.

Musk foi o chefe do DOGE entre Janeiro e Maio deste ano, quando ainda era aliado e conselheiro de Trump. O bilionário havia sido nomeado pelo Presidente sob a promessa de cortar dois triliões de dólares em gastos federais e encerrou milhares de empregos e contratos.