Os clientes da empresa pública AdRN (Águas da Região Norte, S.A), responsável pelo abastecimento de água e saneamento no norte de Moçambique, acumularam uma dívida de cerca de 315 milhões de meticais pelo consumo de água, situação que está a pressionar as contas da instituição.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 2 de Julho, pelo diretor do AdRN em Cabo Delgado, Eugénio Matsinhe, à margem da visita de deputados da bancada da FRELIMO, segundo avança uma publicação da Zumbo FM.

De acordo com a fonte, as dívidas estão distribuídas em diferentes categorias de clientes. Os consumidores domésticos devem cerca de 167 mil meticais, enquanto os clientes públicos apresentam uma dívida de 99 milhões de meticais.

“Nós temos clientes domésticos com uma dívida de cerca de 167 mil de meticais. Os públicos estão com uma dívida de 99 milhões de meticais, fontenárias estão com uma dívida de 27 milhões de meticais”, refere Matsinhe, citado na publicação.

Este diz ainda que “a dívida de fontenárias aumentou bastante devido as fontenárias que nós construímos na zona de metuge por causa dos deslocados, maior parte não tem possibilidade de pagar água, então acabamos tendo aquela dívida acumulada de cerca de 27 milhões de meticais, com os nossos comerciantes temos uma dívida cerca de 12 milhões de meticais.

Os industriais estão com uma dívida de cerca de 4 milhões de meticais, tarifa especial ou clientes especiais estão com dívida de 2 milhões de meticais. Os municípios estão com uma dívida de 716 mil de meticais. Totalizando são cerca de 315 milhões de meticais que os nossos clientes nos devem”, detalhou Eugénio Matsinhe, director do AdRN em Cabo Delgado.

Para resolver o problema, o responsável reforçou que a empresa prevê realizar um sistema de envio de 120 mil mensagens, emitindo 255 cartas de cobranças de clientes devedores, e 76 acordos de pagamento para recuperar valores em dívida.

“Neste indicador de cobrança de dívida planificamos enviar 120 mil mensagens de cobrança usando o nosso sistema burger SMS e programamos emitir cerca de 255 cartas de cobranças para clientes devedores e celebrar cerca de 76 acordos de pagamento”, reforçou Matsinhe.

A AdRN foi criada em 2021 como parte do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, garantindo a distribuição contínua de água nas regiões sob a sua gestão.