Mais de uma centena de escolas permanecem encerradas devido aos ataques perpectrados por grupos terroristas na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

O alerta é do gabinete do governador da província de Cabo Delgado, Álvaro Gonçalves, que destaca que devido a esta violência armada, as autoridades comprometeram-se na última semana, durante uma reunião de planificação do sector da educação, criar condições para que as crianças possam voltar aos estabelecimentos escolares.

Segundo uma publicação da RFI, Álvaro Gonçalves refere que os distritos de Macomia e Quissanga são os que reúnem o maior número de escolas que fecharam as portas por receio dos ataques terroristas.

“Devido aos ataques terroristas 117 escolas mantêm-se encerradas, sendo os distritos de Macomia e Quissanga os que apresentam o maior número de escolas encerradas com 35 e 30 escolas respectivamente”, explicou.

Para além do terrorismo, as calamidades naturais também levaram vários estabelecimentos de ensino a fecharem as portas em oito distritos da província de Cabo Delgado.

“Os distritos de Mecufi, Pemba, Metuge, Chiure, Ancuabe, Namuno, Balama e Montepuez foram severamente atingidos pelo ciclone Chido. Mais de 1419 salas de aulas foram praticamente destruídas. Para dar resposta a esta situação construímos e reabilitamos, juntamente com os nossos parceiros, até à data, 294 salas de aulas”, referiu.

Contudo, as autoridades governamentais ao nível da província de Cabo Delgado, manifestam preocupação com a contínua ocorrência de ataques extremistas.

 

(Foto DR)

The post Terrorismo e desastres naturais encerram mais de 110 escolas em Cabo Delegado appeared first on MZNews.



source https://mznews.co.mz/terrorismo-e-desastres-naturais-encerram-mais-de-110-escolas-em-cabo-delegado/