O Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, vai participar a partir desta segunda-feira (30), na IV ConferĂȘncia Internacional das NaçÔes Unidas sobre o Financiamento ao Desenvolvimento, a decorrer na cidade espanhola, Sevilha.
Assim, Daniel Chapo iniciou hoje, uma visita de trabalho, de cinco dias, ao Reino da Espanha, prevendo-se um encontro, no final da tarde de hoje, com o Rei da Espanha, Filipe VI, para uma troca de impressÔes sobre diversos temas de interesse comum.
Segundo uma nota da PresidĂȘncia, a ConferĂȘncia Internacional sobre financiamento e desenvolvimento constitui uma oportunidade para impulsionar a implementação da Agenda 2030, de forma a assegurar o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento SustentĂĄvel (ODS).
Participam na referida conferĂȘncia lĂderes polĂticos, financeiros e comerciais para formular uma abordagem coerente das questĂ”es que flagelam o desenvolvimento global e a ajuda ao comĂ©rcio e Ă dĂvida.
Nesta ConferĂȘncia, serĂĄ adoptado o “Compromisso de Sevilha”, que se afigura um plano para o financiamento do desenvolvimento para a prĂłxima dĂ©cada.
Nesta deslocação, o Presidente da RepĂșblica faz-se acompanhar pela esposa, Gueta Chapo, que tem na agenda um programa inserido nos esforços contĂnuos do Gabinete da primeira-dama, visando reforçar a justiça social, equidade no acesso Ă saĂșde e inclusĂŁo das comunidades mais vulnerĂĄveis nos serviços pĂșblicos fundamentais.
Integram igualmente a delegação moçambicana os ministros dos NegĂłcios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas; das Finanças, Carla Louveira; Plano e Desenvolvimento, Salimo ValĂĄ; Economia, BasĂlio Muhate; PresidĂȘncia para os Assuntos da Casa Civil, Ricardo Sengo; Embaixador de Moçambique na Espanha, EugĂ©nio Langa, representante permanente de Moçambique nas NaçÔes Unidas, Domingos Fernandes e quadros da PresidĂȘncia da RepĂșblica e de outras instituiçÔes do Estado.
Ă margem da conferĂȘncia, Chapo tem agendados encontros com diferentes personalidades das ĂĄreas polĂtica, econĂłmica e social, com quem vai debater assuntos de actualidade.
Postar um comentĂĄrio
Postar um comentĂĄrio