O sector da agricultura projecta uma produção de cerca de 90 toneladas de café ao longo do ano de 2025, anunciou esta quinta-feira (12), em Maputo, o secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, na abertura da Expo Café Moçambique-2025.
“Como se pode constatar dos dados que partilhamos, é que cerca de 90 toneladas têm sido a produção média que será alcançada neste ano”, afirmou o governante.
Citado pela AIM, Momade Juízo, referiu ainda que a produção de café em Moçambique envolve actualmente mais de 4000 pequenos produtores, ocupando áreas que variam entre 0,5 e um hectare, abrangendo cerca de 2200 famílias.
Actualmente, as províncias de Manica, Sofala, Cabo Delgado e Maputo são consideradas os principais produtores no País.
A fonte sublinhou que as condições agro-ecológicas de Moçambique favorecem o cultivo de café em todo o território nacional, o que representa uma oportunidade para gerar rendimentos às famílias e promover alternativas sustentáveis que contribuam para a redução da desflorestação.
“A produção de café permite gerar rendimento para as famílias e, simultaneamente, oferece alternativas viáveis e sustentáveis a práticas prejudiciais ao ambiente, como a desmatamento”, explicou.
Adicionalmente, o governante garantiu que o Governo continuará a apostar na formação técnica, investigação e atracão de investimentos para o fortalecimento da cadeia produtiva do café.
Na ocasião, o presidente da Associação Moçambicana do Café, Genaro Lopes, também destacou o potencial agro-ecológico do País para a expansão desta cultura, tendo reiterado a total disposição da associação em continuar a colaborar com o Governo no desenvolvimento do sector.
A Expo Café Moçambique – 2025 decorre sob o lema: “Do cultivo à degustação: celebrando os 50 anos da independência de Moçambique”, está inserido nas comemorações do 50.º aniversario da independência nacional.
O evento visa promover a cultura do café e valorizar os produtores locais, incentivar o consumo e a comercialização do café nacional, fomentar parcerias ao longo da cadeia de valor, bem como estimular a inovação e a sustentabilidade na produção e comercialização deste produto.
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