Moçambique aderiu à “Iniciativa Missão 300”, um ambicioso programa que visa impulsionar a electrificação da África Subsaariana e garantir o acesso à electricidade a 300 milhões de pessoas até 2030.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, durante a Reunião Anual do Grupo de Trabalho do Sector de Energia, que decorreu na semana passada em Maputo.
Segundo o ministro, o Governo e os seus parceiros de cooperação devem estar comprometidos com os objectivos estratégicos para o sector de energia em Moçambique para que as metas da Iniciativa Missão 300 possam ser alcançadas.
“Houve resultados do trabalho conjunto entre o governo e os seus parceiros. A taxa de acesso à electricidade em Moçambique aumentou de 30% em 2018 para 61% em 2023, com um recorde de mais de 500 mil novas ligações conseguidas num único ano, 70% através da rede nacional e 30% através de soluções fora da rede”, disse o governante, citado numa publicação da AIM.
Na mesma ocasião, Estevão Pale explicou que os parceiros do Governo foram cruciais em várias frentes, nomeadamente na promoção de soluções de cozinha limpa através de mecanismos de financiamento climático, no reforço da quota das energias renováveis na matriz energética nacional e na expansão equitativa do acesso à energia nas zonas rurais e urbanas.
Postar um comentário
Postar um comentário