A Karingani Game Reserve realizou, nos distritos de Magude e Massingir, na província de Gaza, a cerimónia conjunta de recepção dos 23 novos estudantes que iniciaram o programa de formação em 2025 e de despedida dos 23 jovens graduados em 2024.

Trata-se de uma celebração que assinala mais uma etapa no programa de capacitação financiado pelo Karingani, em parceria com o SA College for Tourism (SACT) e a Wildlife Tracker Academy, na África do Sul, visando formar e integrar jovens das comunidades locais no sector do turismo e conservação.

Os graduados de 2024, provenientes dos distritos de Magude e Massingir, foram já integrados, com contratos de trabalho, em diferentes instituições, incluindo o Karingani Game Reserve, o Parque Nacional da Gorongosa, o Drostdy Hotel e a própria Wildlife Tracker Academy, na província do Eastern Cape, África do Sul. Esta alocação representa uma nova fase na trajectória profissional daqueles jovens e um contributo concreto para o desenvolvimento das comunidades de origem.

O programa de formação tem a duração de dois anos e é dirigido a jovens com, pelo menos, a 10.ª classe, oriundos das comunidades vizinhas da reserva. Ao longo do percurso formativo, os participantes adquirem competências técnicas nas áreas de hospitalidade e conservação da vida selvagem, aumentando significativamente as suas perspectivas de empregabilidade num dos sectores estratégicos para o futuro de Moçambique.

Na ocasião, o director-executivo do Karingani Game Reserve, Mateus Mutemba, destacou que o objectivo programa é restaurar, preservar e melhorar os processos ecológicos naturais e a biodiversidade da nossa reserva, por meio de uma parceria eficaz e sustentável entre o Governo de Moçambique, investidores privados e as comunidades locais.  “A nossa missão vai além da simples conservação e do turismo sustentável, temos um compromisso sólido com o desenvolvimento socioeconómico local e procuramos, constantemente, fortalecer as relações de cooperação com as comunidades vizinhas”, acrescentou Mateus Mutemba.

Enquanto isso, a governadora da província de Gaza, Margarida Mapanzene, destacou a importância da massificação deste tipo de iniciativas. “Temos que continuar a cultivar esta forma de fazer, para que continuemos a dar mais oportunidades, quer sejam de emprego, outros objectos ou infra-estruturas sociais que possam ajudar essas comunidades.”

Por sua vez, falando em nome dos encarregados de educação, Sofia Celestino, enalteceu o papel da formação dos jovens e agradeceu pelo projecto. “Eduquemos os nossos filhos para podermos colher frutos continuamente. Se as educarmos, elas vão fazer crescer o nosso País”, acrescentou.

Falando em nome do Parque Nacional da Gorongosa, o Gestor do Chicari Camp, Test Malunga, destacou a importância e os resultados desta parceria com a Karingani Game Reserve.

“Estamos orgulhosos da nossa parceria com a Karingani e a SACT para desenvolver a próxima geração de profissionais de turismo moçambicanos, através da oferta de contratos de trabalho a 8 mulheres graduadas deste programa. Estas jovens juntam-se a uma equipa de mais de 30 pessoas que estão agora empregadas no nosso novíssimo Chicari Camp, demonstrando o enorme potencial do turismo de safari para criar empregos de alta qualidade para jovens moçambicanos agora e no futuro”, revelou.