As obras de reparação de emergência na ponte sobre o rio Monapo, localizada na Estrada Nacional Número 1 (N1), no troço Namialo–Rio Lúrio, foram retomadas após uma suspensão temporária decretada pelo Governo para reavaliação contratual
.

A intervenção estava entre quatro obras paralisadas pelo Ministério da Economia e Finanças, no âmbito de um processo de verificação e validação dos contratos.

Com um orçamento de 563.351.174,96 meticais, a Administração Nacional de Estradas (ANE) garante que a infra-estrutura estará concluída até Julho, assegurando a normalização da transitabilidade naquela região da província de Nampula.

Segundo uma publicação do jornal Rigor, a informação foi avançada pelo delegado da ANE, Mateus Espírito Santo, durante uma comunicação à imprensa, na qual realçou que, apesar dos desafios causados pelas chuvas e cheias, os trabalhos estão em curso.

“Neste momento, a transitabilidade decorre através de um desvio. O que estamos a garantir é que, até ao próximo mês, a ponte estará concluída para o restabelecimento total do tráfego”, afirmou.

De acordo com a ANE, as zonas de Ribaué, Lalaua e Larde continuam a apresentar dificuldades severas de acessibilidade, ao passo que nas restantes áreas afetadas a circulação já foi restabelecida, ainda que com algumas restrições em determinados pontos.

A instituição informou ainda que decorrem obras para a reposição de duas pontes arrastadas pelas águas, classificadas como infraestruturas cruciais para a mobilidade de comunidades em zonas isoladas.

“Estamos a intervir nas duas pontes destruídas, porque são vitais. Felizmente, o nível das águas baixou ligeiramente. O próximo passo é encontrar alternativas para dar seguimento aos trabalhos”, explicou Espírito Santo.

Embora não haja uma data definitiva para a conclusão total das obras, a ANE reiterou que a prioridade é garantir a reposição da circulação segura em toda a província.