O Presidente da República promete mobilizar apoios para a Força Local continuar a combater o terrorismo em Cabo Delgado. Daniel Chapo falava na vila de Mueda.

A promessa foi feita no âmbito da visita que o Chefe de Estado  efectuou à província onde dirigiu as cerimónias centrais do Dia do Massacre de Mueda e Dia da Moeda Nacional, que se assinalou na segunda-feira.

Após uma interação com a Força Local, Chapo prometeu igualmente mobilizar apoios para reforçar as acções de desmantelamento dos terroristas que criam desestabilização a alguns distritos da província desde 2017.

O Chefe do Estado reconheceu a ausência de condições logísticas e não só, para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

“Nunca nos esquecemos da Força Local, porque nós sabemos da sua importância no combate ao terrorismo.

Contudo, o Presidente da República enalteceu os esforços que este grupo tem feito no combate ao terrorismo e ofereceu dinheiro numa quantia não especificada.

Explicou que há países amigos que estão a apoiar, mas que é preciso que se organize a logística para buscar outros apoios para a Força Local.

“Estamos a trabalhar para, brevemente, irmos buscar os apoios para trazermos para vós”, garantiu Daniel Chapo.

De referir que A Força Local foi criada em 2022, com o objectivo de apoiar as Forças de Defesa e Segurança no combate ao terrorismo.