O parlamento iraniano aprovou, ontem, o bloqueio do Estreito de Ormuz, em resposta ao ataque norte-americano, no sábado (21), contra as suas instalações nucleares, informou Ismail Kousari, membro do Comité de Segurança Nacional e Política Externa.
“O parlamento chegou à conclusão de que o estreito de Ormuz deveria ser fechado, mas a decisão final sobre o assunto será tomada pelo Conselho de Segurança Nacional” disse o parlamentar.
A decisão ainda carece, também, da aprovação do aiatola Khamenei.
O Estreito de Ormuz está localizado no Noroeste do Oceano Índico e conecta o Golfo Pérsico, o Golfo de Omã e o Mar Arábico. É de capital importância para o mundo, por ser dele onde transita, todos os dias, 20% de todo o petróleo consumido no mundo, e mais de 35% de todo o Gás Natural Liquefeito (GNL).
Mais de 80% das exportações que passam pelo estreito vão para países asiáticos, o restante para a União Europeia (UE). Um quarto das importações de gás da China passa pelo estreito de Ormuz.
Os maiores importadores de petróleo transportado por essa rota são a Índia, Japão, Coreia do Sul e China. Toda a costa Norte do estreito pertence ao Irão, que controla, na maioria, esta hidrovia.
The post Crise petrolífera à vista? Irão decide bloquear do Estreito de Ormuz appeared first on MZNews.
source https://mznews.co.mz/crise-petrolifera-a-vista-irao-decide-bloquear-do-estreito-de-ormuz/
Postar um comentário
Postar um comentário