O Presidente da Frelimo, Daniel Chapo, exorta aos membros da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) a promover e liderar uma educação patriótica no seio da juventude como futuro de Moçambique.
Falando durante a cerimónia de abertura da 3ª sessão ordinária do Comité Nacional da ACLLN, evento que se realizou ontem no município da Matola, província de Maputo, Chapo, afirmou que os veteranos devem continuar a promover a unidade no pensamento e na acção em torno da identidade da Frelimo, partido no poder.
“Porque reconhecemos a bravura, estratégias combativas dos nossos veteranos, a realização desta sessão constitui uma ocasião propícia para a troca de ideias sobre a situação actual do nosso país, numa altura em que o país se recupera paulatinamente da instabilidade criada pelas manifestações violentas, ilegais e criminosas no período eleitoral de 2024”, disse.
Chapo disse que as manifestações violentas e ilegais, mostraram uma nova forma de actuação dos inimigos dos moçambicanos porque, além de terem causado luto e feridos nas famílias, incluindo vandalização de bens públicos, privados e de particulares, instalaram também, um clima de desordem e terror.
Disse que as manifestações provocaram igualmente, desrespeito para com as instituições e pelos direitos humanos.
“Ficou claro que”, disse Chapo, “as manifestações não tinham como causa os resultados eleitorais, pois a vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial foi clara e os jornalistas, por todos os partidos concorrentes, conseguiram perceber que esta é a única verdadeira verdade eleitoral”.
Convocadas pelo antigo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, as manifestações violentas arrastaram-se ao longo por seis meses.
De acordo com algumas estatísticas as manifestações provocaram a destruição e pilhagem de bens públicos e privados, bem como a morte de centenas de pessoas e milhares de feridos.
O Presidente da Frelimo explicou que a vitória do partido no poder e do seu candidato presidencial resultou do envolvimento de todos os cidadãos, num amplo trabalho de preparação e organização eleitoral.
Sublinhou que o trabalho da Frelimo fez-se sentir em todo o território moçambicano e na diáspora, tendo anotado que “nenhum outro partido, ou candidato, conseguiu alcançar o nível do trabalho que fizemos”.
Chapo aproveitou a ocasião para saudar, de forma efusiva, aos antigos Presidentes da Frelimo e da República, nomeadamente, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, e Filipe Nyusi, e as suas respectivas esposas, que arregaçaram as massas na mobilização eleitoral, dando exemplo aos demais quadros e militantes do partido.
“Muito obrigado aos antigos Presidentes por esta lição de liderança e contínuo compromisso com a defesa da causa da Frelimo e do povo moçambicano”, vincou.
A sessão abordou temas relevantes ligados à vida da organização e o papel dos combatentes no desenvolvimento do país. (AIM)
The post Chapo exorta ACLLN a promover educação patriótica no seio da juventude appeared first on MZNews.
source https://mznews.co.mz/chapo-exorta-aclln-a-promover-educacao-patriotica-no-seio-da-juventude/
Postar um comentário
Postar um comentário