Moçambique e a Bélgica reforçaram, na terça-feira (21), o seu compromisso conjunto no combate às alterações climáticas e no fomento do desenvolvimento sustentável. A decisão foi tomada durante o Comité Consultivo Bilateral que teve lugar em Maputo.
Segundo uma publicação da Revista Terra, que cita um comunicado de imprensa, o encontro, que contou com a presença da Directora-Geral Adjunta da Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Carole De Mol, e de representantes de vários ministérios e agências moçambicanas, teve como foco o alinhamento da cooperação belga com as prioridades nacionais definidas no novo Programa Quinquenal do Governo (2025–2029).
Entre os destaques, foi sublinhado o impacto positivo do programa “Energia Renovável para o Desenvolvimento Rural – Fase II” (RERD2+), que até à data forneceu acesso à energia solar a mais de 18 mil pessoas em zonas remotas da Zambézia e Nampula.
Segundo o balanço disponibilizado, o projecto promoveu ainda a instalação de cinco mini-redes solares e 150 sistemas de irrigação solar, fomentando novas actividades económicas nas comunidades locais.
A Bélgica reiterou também o seu apoio à iniciativa Junt@s 4 Clima, que tem vindo a desenvolver planos provinciais de adaptação às mudanças climáticas, gestão de riscos de desastres e instrumentos de gestão de resíduos sólidos.
“O compromisso da Bélgica com Moçambique é baseado na escuta mútua, na confiança institucional e numa abordagem sustentável que liga comunidades, políticas públicas e inovação”, afirmou De Mol.
Postar um comentário
Postar um comentário