O governador da província de Cabo Delgado apela ao reforço da vigilância comunitária com vista a travar o recrudescimento dos ataques terroristas que sucedem-se em algumas comunidades.
“Temos que continuar vigilantes, temos que denunciar em caso de detectar pessoas estranhas em redor do nosso ambiente”, declarou Valige Tauabo.
Citado pela RFI, o governador Valige Tauabo considera ainda que as populações devem colaborar para que as tropas moçambicanas e as suas aliadas do Ruanda continuem a combater os grupos terroristas.
“Não podemos esconder. Temos que, de alguma forma muito discreta, conseguir partilhar com outrem para que na nossa aldeia não seja possível acomodar os intrusos e impedir que panifiquem as suas actividades do mal”, indicou.
Os ataques terroristas estão a comprometer a implementação de importantes projectos de exploração de gás natural na região.
Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos na província de Cabo Delgado, um aumento de 36% face ao ano anterior, indicam dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África, uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano que analisa conflitos em África.
Postar um comentário
Postar um comentário