Ordem dos Médicos de Moçambique prorroga inscrições para Exame de Certificação até 13 de Fevereiro de 2026

 

Prorrogação do Exame de Certificação da Ordem dos Médicos de Moçambique surge devido às cheias e dificuldades logísticas enfrentadas por candidatos em várias regiões do país.

A Ordem dos Médicos de Moçambique (OMM) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Exame de Certificação, no âmbito de medidas excepcionais adoptadas em resposta ao actual contexto nacional, marcado por dificuldades logísticas e sociais provocadas, sobretudo, pelas recentes cheias que afectaram várias regiões do país.

Segundo um comunicado emitido pelo Gabinete do Bastonário, a decisão foi tomada com base nos princípios de razoabilidade, solidariedade institucional e rigor técnico, visando garantir que todos os candidatos tenham igualdade de oportunidades no processo de certificação profissional.

A Ordem dos Médicos esclarece que a prorrogação do prazo enquadra-se nas recomendações técnicas formuladas no âmbito da reorganização do exame em cenário de calamidade, tendo em consideração situações de força maior que condicionaram o normal acesso dos candidatos aos serviços administrativos e às plataformas de inscrição.

De acordo com o novo calendário divulgado pela instituição, o prazo limite para a submissão das inscrições passa a ser o dia 13 de Fevereiro de 2026, enquanto a realização do Exame de Certificação está marcada para o dia 06 de Março de 2026.

A OMM informou ainda que disponibilizou links de inscrição diferenciados, em função do perfil dos candidatos, abrangendo:

  • médicos de nacionalidade estrangeira formados em instituições de ensino superior em Moçambique;

  • cidadãos moçambicanos formados no país;

  • cidadãos moçambicanos formados no estrangeiro.

A medida pretende facilitar o processo administrativo e garantir maior eficiência na gestão das candidaturas, tendo em conta a diversidade de percursos académicos e profissionais dos médicos que pretendem submeter-se ao exame.

No final do comunicado, a Ordem dos Médicos de Moçambique reafirma o seu compromisso com a transparência, a equidade e o rigor em todo o processo de certificação, sublinhando que a reorganização excepcional do calendário tem como principal objectivo assegurar condições justas e adequadas para todos os candidatos afectados pelos constrangimentos logísticos e sociais verificados no país.

Ordem dos Médicos de Moçambique, Exame de Certificação 2026, inscrições Exame da Ordem dos Médicos, médicos em Moçambique, cheias em Moçambique, certificação médica, Bastonário da Ordem dos Médicos, médicos formados no estrangeiro, sistema de saúde em Moçambique.

Postar um comentário