O MAAP apreendeu mais de 200 quilogramas de carne bovina imprópria para consumo humano no mercado do Zimpeto, em Maputo, no âmbito da fiscalização sanitária.
MAAP, carne imprópria para consumo, mercado do Zimpeto, fiscalização sanitária, DINASAB, carne ilegal em Maputo, segurança alimentar, sanidade animal Moçambique
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), através da Direcção Nacional de Sanidade e Biossegurança (DINASAB), apreendeu, na última sexta-feira, no mercado do Zimpeto, na cidade de Maputo, mais de 200 quilogramas de carne bovina considerada imprópria para o consumo humano.
A intervenção enquadra-se na operação em curso de combate à comercialização de carne de proveniência ilegal e sem controlo sanitário, levada a cabo pelas autoridades sanitárias.
A acção realizada no mercado do Zimpeto surge na sequência de uma outra operação efectuada recentemente no mercado de Xipamanine, que culminou com a apreensão e incineração de 91,5 quilogramas de carne bovina, demonstrando que as equipas de fiscalização continuam no terreno e que as acções decorrem de forma contínua e sistemática.
No momento da intervenção, os produtos encontravam-se em avançado estado de deterioração, sem carimbo de inspecção veterinária e sem qualquer documentação que comprovasse a sua origem legal ou a respectiva aprovação para consumo humano.
Face à gravidade da situação, a carne foi imediatamente retirada de circulação, por representar um risco sério para a saúde pública.
O MAAP apela à população para reforçar os cuidados na aquisição de produtos de origem animal, recomendando que a compra de carne seja feita exclusivamente em locais autorizados, devidamente licenciados e fiscalizados.
O Ministério garante que as acções de fiscalização irão prosseguir de forma rigorosa em vários mercados da cidade de Maputo e noutras regiões do país, com vista à protecção da saúde pública e à garantia da segurança alimentar da população.

Postar um comentário
Postar um comentário