vivemos tudo na base de Espertemos África do Sul um helicópteros para resgatar vítimas das cheias na província de Gaza

O Governo da África do Sul disponibilizou meios aéreos, nomeadamente helicópteros, para apoiar as operações de resgate de pessoas sitiadas pelas cheias na província de Gaza, no sul de Moçambique, na sequência do transbordo das bacias hidrográficas dos rios Limpopo e Incomati, provocado pela actual época chuvosa.

A informação foi avançada pela Alta Comissária da República de Moçambique na África do Sul, Maria Augusta, que confirmou que o apoio sul-africano já está no terreno a contribuir para a retirada de cidadãos em zonas de difícil acesso.

“A África do Sul já está a nos dar apoio com helicópteros, mas também teremos que fazer um pouco mais e falarmos sobre como é que podemos trabalhar conjuntamente quando há crises de cheias cíclicas, que afectam Moçambique, sobretudo neste período do ano”, afirmou a diplomata, citada pelo jornal Domingo.

      Defesa de um mecanismo regional automático de resposta a cheias

Falando a jornalistas em Maputo, momentos depois de uma audiência com a presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, Maria Augusta defendeu a criação de um mecanismo mais estruturado e permanente de cooperação regional para responder a desastres naturais.

Segundo a diplomata, o objectivo é que exista um sistema de actuação automática, capaz de ser accionado imediatamente sempre que ocorram cheias e inundações, fenómenos recorrentes em Moçambique durante a época chuvosa.

“O que se pretende é que haja algo mais estruturado, nomeadamente, um mecanismo que seja automaticamente acionado logo que houver cheias e inundações”, sublinhou.

                        Cooperação parlamentar em agenda

A Alta Comissária explicou ainda que a sua deslocação à Assembleia da República teve como principal objectivo trocar impressões sobre as prioridades da actuação da Embaixada de Moçambique na África do Sul, nos próximos tempos.

Entre os pontos em destaque constam o reforço da cooperação institucional com o Parlamento sul-africano e com o Parlamento Pan-Africano, em áreas ligadas à diplomacia parlamentar, gestão de crises humanitárias e integração regional.

As cheias que afectam a província de Gaza resultam do aumento dos caudais dos principais rios internacionais, situação que tem provocado deslocação de populações, destruição de infra-estruturas e isolamento de comunidades, exigindo uma resposta coordenada entre Moçambique e os países da região.

Postar um comentário