Vaticano, 18 de Janeiro – O Papa Leão XIV apelou este sábado à unidade de todos os cristãos e a um compromisso firme com a paz e a justiça no mundo, durante uma intervenção perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice pediu ainda orações e solidariedade para as populações afectadas pelas inundações na África Austral.
O apelo foi feito na abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre até ao próximo domingo (25). Falando após a oração do Angelus, da janela do Palácio Apostólico, Leão XIV convidou todas as comunidades católicas a intensificarem, ao longo destes dias, a oração pela plena unidade visível entre os cristãos.
“Este compromisso pela unidade deve caminhar lado a lado com o compromisso pela paz e pela justiça no mundo”, sublinhou o Papa.
Na sua mensagem, o líder da Igreja Católica recordou igualmente as graves dificuldades enfrentadas pela população do leste da República Democrática do Congo (RDC), forçada a fugir do seu país devido à violência armada, procurando refúgio sobretudo no Burundi, numa situação descrita como grave crise humanitária.
“Rezemos para que entre as partes em conflito prevaleçam o diálogo e a reconciliação”, afirmou o pontífice, apelando à superação da violência através de soluções pacíficas.
Leão XIV aproveitou ainda a ocasião para criticar a excessiva valorização da aprovação social, do consenso e da visibilidade, advertindo que esses factores são muitas vezes vistos como metas de vida, quando, segundo o Papa, “não são necessários para alcançar a verdadeira felicidade”.
A mensagem do Papa reforça o apelo da Igreja Católica à solidariedade internacional, à oração pelos povos em sofrimento e ao fortalecimento dos valores cristãos num contexto global marcado por conflitos, crises humanitárias e desastres naturais.

Postar um comentário
Postar um comentário