A situação levou a Administração Nacional de Estradas (ANE) a implementar medidas de emergência, com vista a garantir a transitabilidade mínima nas vias mais afectadas.
Segundo o delegado provincial da ANE, Ramiro Rodias, os pontos considerados mais críticos localizam-se nas ligações entre o Posto Administrativo de Chire e o distrito de Morrumbala, bem como no troço Mçaraua–Molevala.
“Nestas vias, a passagem de veículos está condicionada devido ao avançado estado de degradação das plataformas”, explicou o responsável.
Citado pela TV Miramar, Ramiro Rodias referiu ainda que empreiteiros já estão a ser mobilizados para a realização de trabalhos de manutenção urgente, com o objectivo de reduzir os impactos das chuvas e evitar o isolamento das comunidades.
“O objectivo imediato é minimizar o impacto das chuvas e assegurar que as populações não fiquem isoladas”, sublinhou.
A ANE reconhece que a erosão das estradas tem sido um desafio recorrente na Zambézia sempre que se regista precipitação intensa, sobretudo em zonas de solos frágeis e com sistemas de drenagem limitados.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta que dez dos 22 distritos da província poderão continuar a registar chuvas fortes e moderadas até à próxima sexta-feira, afectando principalmente distritos da região sul e alguns situados ao longo da costa.
As autoridades apelam à prudência dos automobilistas, sobretudo nas zonas críticas, e recomendam atenção às informações meteorológicas e aos comunicados oficiais sobre o estado das vias.

Postar um comentário
Postar um comentário