Alfândegas apreenderam mais de 7 toneladas de pedras preciosas e 49 metros cúbicos de madeira em 2025

O Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Mbalango, revelou que as Alfândegas apreenderam, no ano passado, mais de sete mil quilogramas de pedras preciosas e 49 metros cúbicos de madeira, no âmbito do combate ao contrabando e aos crimes transfronteiriços.

Falando no contexto da celebração do Dia Internacional das Alfândegas, Mbalango sublinhou que a efeméride é assinalada num cenário marcado por desafios globais cada vez mais complexos e exigentes para a actuação das administrações aduaneiras.

Entre os principais desafios, destacou o aumento do volume e da sofisticação do comércio internacional, a crescente digitalização das transacções, a expansão do comércio electrónico e a actuação de redes criminosas transnacionais cada vez mais organizadas e sofisticadas.

O dirigente acrescentou que, para além destes desafios globais, as Alfândegas de Moçambique enfrentam ainda dificuldades específicas do país, com destaque para a vasta extensão das fronteiras e a diversidade dos pontos de entrada no território nacional.

Postar um comentário