União Europeia forma mais de 800 militares moçambicanos e apoia reforço da segurança em Cabo Delgado

 

A Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM-Moz) anunciou ter formado, ao longo de 2025, mais de 800 militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), no âmbito de 36 programas de capacitação desenvolvidos em estreita colaboração com as autoridades nacionais.

De acordo com a nota enviada à comunicação social, os cursos abrangeram áreas estratégicas como comando e controlo, logística, manutenção de transportes, liderança e pedagogia militar. Houve ainda formação em cooperação civil-militar, comunicação estratégica e assessoria institucional ao Estado-Maior General, com destaque para o programa de formação de formadores destinado às Forças de Reacção Rápida (QRF).

Ao longo do último ano, a missão priorizou a sustentabilidade logística dos meios disponibilizados através do Mecanismo Europeu para a Paz, garantindo que as forças moçambicanas dispõem das competências necessárias para gerir e manter os recursos no terreno.

A EUMAM-Moz — que, desde setembro de 2024, passou de um modelo de treino directo para assistência técnica — é liderada pelo comodoro César Manuel Pires Correia, da Marinha portuguesa, e integra 83 militares de 12 nacionalidades. A missão, de caráter não-executivo, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das capacidades das FADM para reforçar a segurança e a estabilidade em Cabo Delgado, respeitando rigorosamente os Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário.

O desempenho positivo motivou os governos de Portugal e Moçambique a solicitarem a renovação do mandato, atualmente previsto para terminar em 30 de junho de 2026. Durante a sexta cimeira Portugal-Moçambique, realizada no Porto, o primeiro-ministro Luís Montenegro e o Presidente Daniel Chapo defenderam a continuidade do apoio europeu por, pelo menos, mais dois anos.

A prorrogação é vista como essencial para consolidar o trabalho iniciado pela anterior Missão de Formação da UE (EUTM-Moz), responsável por capacitar mais de 1.700 militares e estruturar 11 companhias das Forças de Reacção Rápida, que atuam atualmente no combate ao terrorismo no norte do país.

Palavras-chave (SEO): EUMAM-Moz, FADM, União Europeia, formação militar, Cabo Delgado, segurança, assistência técnica, Portugal-Moçambique, Mecanismo Europeu para a Paz.

Postar um comentário