Matola Reforça Patrulhamento Com Cavalaria

 

O Município da Cidade da Matola intensificou, este Sábado, as acções de fiscalização e segurança nas zonas residenciais com o reforço das rondas a cavalo. A iniciativa faz parte das actividades comemorativas do aniversário do município e envolve mais de cinco cavalos recentemente adquiridos para apoiar o patrulhamento urbano e comunitário. Segundo o presidente do Município, Júlio Parruque, a utilização da cavalaria irá permitir alcançar áreas de difícil acesso e elevar a sensação de segurança entre os moradores dos bairros. Parruque sublinhou que esta forma de patrulhamento traz maior visibilidade e presença nos logradouros, ao mesmo tempo que aproxima as autoridades das comunidades locais.


Esta iniciativa municipal insere-se num contexto mais amplo em que autoridades em várias partes do mundo e em alguns locais de Moçambique têm explorado o patrulhamento montado para reforçar a segurança. Estudos tácticos de forças de segurança mostram que a cavalaria é reconhecida como um método tradicional de patrulha que, apesar dos avanços tecnológicos, continua a ser útil em situações onde veículos motorizados têm dificuldade de actuar, tal como zonas residenciais densas ou terrenos complicados.


Em Moçambique, já existem registos de agentes municipais capacitados para patrulharem a cavalo noutras localidades, incluindo Marracuene, uma prática, que foi apoiada por efectivos de diferentes municípios, entre os quais Matola e Manhiça, conforme mencionado por representantes locais. Historicamente, o uso de unidades montadas para vigilância tem raízes profundas em várias regiões do mundo. Em muitos países, desde forças policiais metropolitanas até unidades especializadas rurais, o policiamento a cavalo foi tendo sido utilizado para manter a ordem pública, melhorar a percepção de segurança e cobrir grandes áreas com maior mobilidade e visibilidade do que rondas apeadas ou motorizadas.


A autarquia da Matola reafirmou o compromisso de combater a criminalidade e ampliar o efectivo de segurança, reforçando que a introdução da cavalaria é uma medida adicional para melhorar a protecção dos munícipes e intensificar as actividades de patrulha preventiva nas comunidades.

Postar um comentário