A descoberta da circulação antecipada dos enunciados, horas antes da realização das provas, levou o MEC a ordenar o cancelamento imediato dos exames em todo o país. As avaliações estavam previstas para os dias 26 e 27 de Novembro, e embora o caso tenha sido inicialmente identificado no distrito de Milange, província da Zambézia, a decisão passou a ter efeito nacional.
Em relação à disciplina de Matemática — cujo enunciado também circulou nas redes sociais cerca de uma hora após o início da prova — o Ministério optou por validar o exame, argumentando que a fuga não comprometeu a integridade do processo avaliativo.
Violação dos envelopes selados
Segundo Manuel Simbine, a situação foi provocada pela abertura indevida dos envelopes selados que continham os exames, em clara violação das normas de manuseamento e distribuição.
“Há quem rompeu o envelope, fotografou e publicou o enunciado. Ninguém encontrou o exame no chão ou perdido. Caso se confirme que a violação foi cometida por um técnico do Ministério, este terá infringido o artigo 62 dos Estatutos do Funcionário do Estado e será responsabilizado criminal e disciplinarmente”, afirmou.
O porta-voz rejeitou qualquer ligação entre as fugas dos exames e as reivindicações dos professores, que exigem o pagamento das horas extras referentes aos anos 2023 e 2024.
Investigação em curso
O MEC assegura que já activou mecanismos para identificar os autores da fraude. As autoridades prometem responsabilizar todos os envolvidos e reforçar os procedimentos de segurança no futuro, sublinhando que a integridade dos exames é um dos pilares essenciais do sistema nacional de avaliação.
Novas datas para as provas
Sem detalhar os custos envolvidos, o Ministério reconheceu que a produção de novos enunciados representa um encargo adicional. Ainda assim, anunciou as novas datas para a realização das provas canceladas: 8 e 9 de Dezembro de 2025.
O MEC apela à calma de alunos, pais e encarregados de educação, garantindo que está a tomar todas as medidas necessárias para prevenir ocorrências semelhantes e assegurar a transparência do processo avaliativo.

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