A visita presidencial decorreu acompanhado por uma delegação de alto nível composta pelo Ministro da Defesa, Major-General Cristóvão Artur Chume; o Comandante-Chefe das FADM, General Júlio dos Santos Jane; o Chefe do Exército, Major-General André Rafael Mahunguane; e o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
O Chefe de Estado foi recebido pelo major-general Vincent Gatama, responsável pelos serviços de segurança do Ruanda. Na ocasião, recebeu uma atualização detalhada sobre a situação de segurança na área onde as forças ruandesas operam, antes de manter encontros com o Exército e a Polícia destacados na região.
Numa mensagem de encorajamento, Daniel Chapo elogiou o “bom trabalho” realizado pelas Forças Armadas e pela Polícia de Ruanda, em estreita coordenação com as forças moçambicanas, sublinhando que essa cooperação tem sido determinante para restaurar estabilidade em zonas anteriormente afetadas pelo extremismo violento.
O Presidente afirmou: “Sou muito grato às Forças Armadas de Ruanda pelo excelente trabalho que estão realizando em Moçambique, o qual trouxe segurança de volta a esta província. Continuem trabalhando com seus irmãos aqui, porque nenhum progresso pode ser alcançado sem paz e segurança.”Daniel Chapo frisou que o terrorismo é um desafio global, não limitado a Moçambique, defendendo por isso a importância da unidade, de parcerias sólidas e de cooperação operacional entre os dois países. O Chefe de Estado lembrou ainda que vários projectos socioeconómicos e industriais estão prestes a ser retomados, tornando essencial a manutenção da paz e da segurança para garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável.
Com esta visita, o Presidente reforça a mensagem de reconhecimento ao Ruanda, considerado um parceiro estratégico no esforço comum para eliminar as ameaças terroristas e acelerar o processo de normalização e reconstrução de Cabo Delgado

Postar um comentário
Postar um comentário