O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) empossou, neste sábado, em Cairo, Egipto, George Elombi como o novo Presidente do Conselho de Administração, sucedendo Benedict Oramah na liderança da instituição financeira multilateral africana.
No seu discurso de tomada de posse, Elombi reafirmou o compromisso de aprofundar o impacto económico do banco, fortalecer parcerias estratégicas e promover a autossuficiência comercial do continente, defendendo uma África “que comercializa consigo mesma e prospera nos seus próprios termos”.
Segundo o novo presidente, a estrutura actual do comércio global continua desfavorável para África, por depender excessivamente da exportação de matérias-primas. “Para mudar essa realidade, devemos processar e produzir. A menos que produzamos, não podemos comercializar”, sublinhou.
Elombi anunciou que, nos próximos cinco a dez anos, o Afreximbank vai concentrar investimentos em sectores de alto impacto, como o processamento estratégico de minerais e a agregação de valor, visando reduzir a exportação de recursos em estado bruto.
Como parte dessa visão, será criada uma nova janela de financiamento para projectos que transformem minerais brutos em produtos semi-acabados ou finais. Além disso, o banco lançará um Programa Estratégico de Desenvolvimento de Minerais, destinado a financiar toda a cadeia de valor — desde a extração até ao fabrico de componentes acabados —, com o objectivo de reter mais valor em África e gerar empregos qualificados.

Postar um comentário
Postar um comentário