Presidente Daniel Chapo anuncia envio de missão do Fundo ao país em Novembro para avaliar reformas económicas e financeiras em curso.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) comprometeu-se a continuar a apoiar os processos de desenvolvimento de Moçambique, anunciou o Presidente da República, Daniel Chapo, após um encontro mantido, esta segunda-feira, em Washington, com o Director-Geral adjunto do FMI, Bo Li.
De acordo com o Chefe de Estado, o organismo financeiro internacional enviará uma delegação a Moçambique em Novembro para avaliar o andamento das reformas económicas e financeiras que o Governo vem implementando, com vista a melhorar o quadro macroeconómico do país.
“O objectivo principal dessas reformas é melhorar a situação macroeconómica e financeira do país. Felizmente, o nosso parceiro estratégico, o FMI, comprometeu-se em continuar a trabalhar connosco. Vai mandar uma missão em Novembro próximo, a Moçambique, para se inteirar do novo programa, da nova visão que nós temos. Comprometeram-se, também, em dar apoio técnico para materialização deste novo programa”, declarou Chapo.
O Presidente destacou ainda que o Executivo está a priorizar reformas estruturais, incluindo a gestão da dívida pública interna e externa, o reforço da colecta de receitas, o alargamento da base fiscal, bem como a promoção da boa-governação, transparência e combate à corrupção.
O encontro entre Chapo e Bo Li insere-se no âmbito da visita oficial do Chefe de Estado moçambicano aos Estados Unidos da América, destinada a reforçar as parcerias económicas e institucionais com organismos multilaterais e parceiros estratégicos de desenvolvimento.

Postar um comentário
Postar um comentário