O Estado moçambicano arrecadou apenas 100 milhões de Meticais em dividendos de empresas públicas nos últimos cinco anos, valor pago unicamente pela Electricidade de Moçambique (EDM) em 2024, segundo o Relatório e Parecer sobre a Conta Geral do Estado referente a esse exercício.
De acordo com o documento do Tribunal Administrativo (TA), a maioria das empresas públicas continua a apresentar resultados deficitários, comprometendo o retorno financeiro ao erário. Em 2019, por exemplo, as empresas estatais registaram um prejuízo acumulado de 6.507.965 mil Meticais, com apenas três a terminarem o exercício com lucros: Imprensa Nacional de Moçambique (12.164 mil Mts), Rádio Moçambique (49.278 mil Mts) e Regadio do Baixo Limpopo (8.888 mil Mts).
A situação financeira crítica levou o Governo a injectar 1.122.172 mil Meticais em subsídios em 2020, destinados a manter a sustentabilidade operacional das empresas. No entanto, nenhuma delas pagou dividendos ao Estado nesse ano.
O TA destaca ainda que, ao longo do quinquénio, a Rádio Moçambique foi a única empresa pública a apresentar resultados líquidos positivos de forma contínua, demonstrando maior estabilidade financeira num universo de entidades marcadas por fraca rentabilidade e dependência de fundos públicos.

Postar um comentário
Postar um comentário