A Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla inglesa), membro do Banco Mundial, concordou em conceder financiamento para o desenvolvimento de uma linha de transporte destinada a reforçar a rede eléctrica em Moçambique.

O projecto Chimuara-Nacala (entre a província central da Zambézia e a província setentrional de Nampula) está orçado em 400 milhões de dólares.

O projecto foi concebido para melhorar a fiabilidade da rede, permitir a ligação de mais capacidade renovável e aumentar o desenvolvimento industrial. A linha de 460 quilómetros ligará as regiões Centro e Norte de Moçambique.

De acordo com a agência Bloomberg, o montante foi aprovado depois de a IFC ter assinado um acordo com a Gridworks Development Partners LLP, da British International Investment Plc, com o objectivo de “partilhar uma parte dos custos de desenvolvimento do projecto e apoiar o financiamento do projecto”. No entanto, este relatório não indica o montante que a IFC irá fornecer.

“Esta linha de transmissão de alta tensão é crucial para ligar as regiões centro e norte do País e criará oportunidades económicas ao melhorar o acesso à energia e à capacidade de geração renovável. Este é o projecto de transmissão com financiamento privado em Moçambique”, disse o CEO interino da Gridworks, Chris Flavin.