A VI Cimeira entre Moçambique e Portugal está prevista para decorrer entre 08 e 09 de Dezembro, na capita portuguesa, anunciou ontem, em Lisboa, o Presidente da República Daniel Chapo.
“Pensamos que a questão financeira de portugueses que investem ou pretendem fazer negócio em Moçambique e de moçambicanos que pretendem investir e trabalhar cá é importante [havendo] mecanismos de financiamento e a possibilidade de haver linhas de crédito, de tal forma que marcamos uma Cimeira, Moçambique-Portugal, para uma data indicativa, em princípio, para 8 e 9 de Dezembro, aqui mesmo em Lisboa” adiantou.
O Chefe de Estado falava num encontro que manteve com a comunidade moçambicana residente naquele país. Chapo explicou que o evento se insere nos esforços de ambas nações para melhor a relação bilateral.
Conforme Chapo, o evento vai servir, igualmente, para se avaliar o nível de execução e implementação de acordos já existentes entre os países, e lançar novas perspectiva para os próximos 50 anos.
“Porque às vezes, assinam-se os acordos e pensa-se que já está a se implementar, depois verifica-se que durante muitos anos existe um acordo, mas não está a ser implementado” justificou.
Por outro lado, Chapo referiu que abordou com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a reciprocidade no tratamento de documentos “principalmente de residência” entre os cidadãos dos dois países.
Por seu turno, o Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, que em ocasião diferente manteve encontro com Chapo, considera uma oportunidade para novos impulsos às relações bilaterais, até porque os dois países iniciaram novos ciclo de governação.
Postar um comentário
Postar um comentário